Diminuir a fonteAumentar a fonte 21/11/2012
014 - Intercessão em pílulas
por Cezar Andrade Marques de Azevedo

www.cezarazevedo.com.br

Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo. (Gl 6.2)

Nós somos chamados a levar a carga uns dos outros. Quando lemos esta instrução no português, a ideia que temos é da canga colocada sobre os bois para puxarem a carroça. Este tipo de jugo tem por objetivo dividir o peso por igual para aliviar a carga que se está transportada. Se fosse este o sentido do texto, você teria que se juntar ao seu irmão como Simão foi obrigado a ajudar a Jesus carregar Sua cruz (Mt 27.32), contudo este não é o significado da palavra “levar”. Paulo, neste texto, não está pedindo para ninguém levar junto a cruz do outro, antes ele está dizendo que devemos fazer o que for necessário para que o irmão não precise mais carregar o peso que está levando.

Para entendermos o verdadeiro significado da palavra “levar” precisamos recorrer ao grego. Levar, no grego “baskaino” significa remover para fora; pegar a carga com a mão, colocando-a sobre si mesmo e carregá-la para longe; levar o que é duro de suportar, tirando para fora; levar a carga embora. Vamos por parte para compreender o que Paulo está nos ensinando.

Nós somos chamados por Deus a completar o que resta do sofrimento que Cristo teve a favor de Sua igreja (Cl 1.24). É simples entendermos esta verdade, não podemos realmente estarmos bem enquanto algum de nossos irmãos estejam sofrendo, pois somos parte do mesmo corpo (I Co 12.26). Assim com Jesus tomou sobre si as nossas iniquidades e levou nossas dores (Is 53.4), também devemos tirar a carga de nossos irmãos mediante os recursos que o Senhor Deus nos deu. Nós fazemos isso mediante nossa generosidade, quando a necessidade for recursos materiais, mediante nossa palavra de edificação, quando a necessidade for espiritual ou mediante nossa intercessão quando o problema for maior que nossa possibilidade de resolver.

Aprendamos com o Senhor Jesus: Ele primeiro se identificou conosco (II Co 5.21), assim também devemos nos identificar com as necessidades de nossos irmãos. Depois o Senhor tomou sobre si nossas dores (Is 53.4), também devemos tomar a carga de nossos irmãos (Gl 6.2). Então Jesus levou nossas iniquidades para longe de nós (Sl 103.12), assim também nós devemos interceder por nossos irmãos e irmãs até que a carga dela seja removida para longe.

Era assim que funcionava o sacrifício pelo pecado. Se tomavam dois bodes, sobre um lançava o pecado e o sacrificava perante Deus, o outro bode era solto no deserto para que os pecados fossem levados para longe, completando a remoção total do pecado (Lv 16.5-10). Este é o trabalho do intercessor, apresentar a necessidade de nossos irmãos e irmã para o Senhor para que Deus remova completamente de nossos irmãos e irmãs todo jugo, para que eles estejam livre de sua carga. Vamos, pois interceder uns pelos outros.

Fonte: Dutch Sheets, Oração intercessória: Como Deus pode usar seus intercessores para mover céu e terra. 2° Ed. Editora Atos Ltda. Belo Horizonte, 2001

Clique e comente este texto

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Clique para o Plano de salvação por pergunta

Clique para o Estudo para novo convertido - 01/10

Clique para o Estudo para batismo 01/10

Clique para o texto Ministração para libertação interior e perdão

Clique e de seu testemunho de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador pessoal