Diminuir a fonteAumentar a fonte 05/12/2012
016 - Intercessão em pílulas
por Cezar Andrade Marques de Azevedo

www.cezarazevedo.com.br

Os gibeonitas então mandaram dizer a Josué no acampamento de Gilgal: - Não abandone a gente! Venha depressa nos ajudar e salvar! Todos os reis amorreus... se ajuntaram contra nós! (Js 10.6 BLH)
O sol ficou parado, e a lua também parou [por quase um dia inteiro], até que o povo se vingou dos seus inimigos... Nunca tinha havido e nunca mais houve um dia como este, um dia em que o SENHOR obedeceu à voz de um homem. Isso aconteceu porque o SENHOR combatia a favor de Israel. (Js 10.13,14 BLH)

Deus dera ordem expressa a Josué: não faça acordo com nenhuma nação de Canaã (Dt 7.2), todavia Josué não orou a Deus e fez aliança com os gibeonitas, que os enganara dizendo ser povo de outra localidade (Js 9.9).  O que queremos lhe demonstrar é a força de uma aliança, porque nós temos aliança com Deus (Hb 12.24). Mesmo Josué errando em fazer a aliança com os gibeonitas, eles honraram suas palavras. Quando nações poderosas se levantaram contra os gibeonitas, eles clamaram por socorro, chamando Josué e seu exército. Josué veio ao encontro deles para os livrar de seus inimigos.

Lembra da palavra “encontro”, que no grego é “enteuxis”, significando intercessão? Quando nós intercedemos, nós produzimos encontros entre Deus e nosso irmão e irmã, entre Deus e suas necessidades, visando trazer o socorro de Deus. Foi o que Josué fez, ele tinha aliança com os gibeonitas e não mediu esforços para livrá-los de seus inimigos. A Bíblia diz que, a voz de comando de Josué, o próprio Deus entrou na batalha e, para dar vitória a Josué, fez, inclusive, o sol parar. Você já parou e pensou nisso? Quando você intercede por seu irmão com o coração cheio de compaixão, para livrar ele do seu fardo, Deus é capaz de parar todo o universo para lhe atender? Deus é capaz de mover céus e terra para lhe dar a vitória e tirar o fardo de seu irmão e sua irmã em Cristo?

Por isso intercedemos, para realizar encontros entre Deus e nossos irmãos em unidade, pois lemos: “Nunca tinha havido e nunca mais houve um dia como este, um dia em que o SENHOR obedeceu à voz de um homem” (Js 10.14), isso porque está escrito: “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus” (Mt 18.19). Sejamos inteligente – nós precisamos uns dos outros, nós precisamos que alguém mais concorde conosco em nossa necessidade para podermos apresentar a Deus como a voz de um único homem, de um único corpo, do corpo de Cristo. Vamos nos unir com nosso irmão a favor de suas necessidades. Nós precisamos produzir encontros com Deus, intercedamos, pois.

Fonte: Dutch Sheets, Oração intercessória: Como Deus pode usar seus intercessores para mover céu e terra. 2° Ed. Editora Atos Ltda. Belo Horizonte, 2001

Clique e comente este texto

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Clique para o Plano de salvação por pergunta

Clique para o Estudo para novo convertido - 01/10

Clique para o Estudo para batismo 01/10

Clique para o texto Ministração para libertação interior e perdão

Clique e de seu testemunho de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador pessoal