Diminuir a fonteAumentar a fonte 02/01/2009
Breves e soltas no dia 02/01/2009
por Cezar Andrade Marques de Azevedo

www.cezar.azevedo.nom.br

CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA

“Então disse o Senhor a Moisés:

Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel. De cada tribo de seus pais enviarás um homem, sendo cada qual príncipe entre eles.

Enviou-os, pois, Moisés a espiar: a terra de Canaã, e disse-lhes:

Subi por aqui para o Negebe, e penetrai nas montanhas; e vede a terra, que tal é; e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se pouco ou muito; que tal é a terra em que habita, se boa ou má; que tais são as cidades em que habita, se arraiais ou fortalezas; e que tal é a terra, se gorda ou magra; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra.” (Nm 13:1,2,17-20)

Diz o ditado: quem conta um conto acrescenta um ponto. Foi algo assim que aconteceu com Moisés. Deus ordenou espias para fazer uma prospecção em Canaã. Moisés ouviu a ordem e repassou aos seus liderados, separando um homem de cada tribo. Agora observe que Moisés inseriu na ordem repassada a semente da incredulidade. Ele acrescentou às instruções de Deus sua própria instrução ao dizer para que verificassem se o povo era forte em grande número, se a terra era boa ou má, gorda ou magra. Examinemos o que Deus já dissera a Moisés acerca da terra de Canaã:

“e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu.” (Ex 3:8)

Se Deus já havia dito que a terra era “boa e gorda”, manava “leite e mel”, porque ao comprovar a palavra de Deus instruiu Moisés aos espias para considerar os impedimentos? Dos doze espias, dez voltaram dizendo que a terra era boa, contudo havia gigantes que impedia desta terra ser conquistada. Precisamos ter muito cuidado como o modo como articulamos nossa fala porque podemos plantar sementes de incredulidade no modo como instruímos nossos liderados.

Clique e comente este texto

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Clique para o Plano de salvação por pergunta

Clique para o Estudo para novo convertido - 01/10

Clique para o Estudo para batismo 01/10

Clique para o texto Ministração para libertação interior e perdão

Clique e de seu testemunho de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador pessoal