Diminuir a fonteAumentar a fonte 11/06/2011
O perigo de não conhecer as escrituras
por Cezar Andrade Marques de Azevedo

www.cezar.azevedo.nom.br

Veja como são as coisas. Está escrito:

“E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” (At 5.32)

Este texto é o texto do qual se extrai a base para dizer que devemos obedecer o Espírito Santo, contudo eu, ao ler um texto da Bíblia, me fixo exatamente no que ele diz. O texto diz que o Espírito Santo foi dado por Deus; que o Espírito Santo foi dado por Deus àquele que obedece a Deus. Se temos de obedecer a Deus e por isso temos o Espírito Santo, então a missão do Espírito Santo é nos levar a obedecer a Deus, não ao Espírito Santo.

O que se está distinguindo aqui é a função de cada pessoa na trindade: Deus está assentado em um alto e sublime trono. Dele emana a ordem que governa todo o universo. A função do Espírito Santo é nos fazer adorar e servir a este único Deus, portanto não é o Espírito Santo que temos de obedecer neste contexto, mas a Deus. É o que confirma o contexto de onde se extrai o texto no qual afirma que o Espírito Santo foi dado aos que obedecem a Deus:

“Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” (At 5.29)

O Espírito Santo tem, basicamente, duas missões: de nos fazer conhecer a Jesus Cristo e de aperfeiçoar nossa obediência a Deus, portanto Ele, o Espírito Santo, não fala de si mesmo, mas de Deus e de Jesus Cristo. Diz a autora de “Guerra contra os Santos”, Jessie Penn-Lewis:

“Pois colocar o Espírito Santo como o objeto da obediência, em vez de o ser Deus, o Pai, por meio do Filho, pelo Espírito Santo, cria o perigo de levar o crente a confiar em um "Espírito" dentro ou a redor dele e a Ele obedecer em lugar de confiar no Deus no trono dos céus e a Ele obedecer Aquele que deve ser obedecido pelo filho de Deus que foi unido ao Seu Filho; ou seja, o Espírito Santo é o meio pelo qual Deus é adorado e obedecido.”

Resumindo: não há como se colocar em obediência a Deus por meio do Espírito Santo sem conhecer a palavra de Deus, porquanto o homem, por si só, não tem como conhecer ou obedecer a Deus, visto ser criatura e, agravado sua condição por causa da queda no jardim do Éden.Eu aprendera, desde que conheço a obra do Espírito Santo, o que Penn-Lewis expressa nestas palavras:

“toda a Sua obra seria conduzir almas à união com o Filho e ao conhecimento do Pai nos céus, enquanto Ele mesmo direcionaria e operaria em segundo plano”

Esta é a preocupação que tenho, por exemplo, com o livro: "Bom Dia Espírito Santo". Ao propor que se converse diretamente com o Espírito Santo, o que de fato está sendo feito é trazê-lo para o primeiro plano, quando o foco dele é de nos levar a dizer: Bom dia bendito Deus e Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Leia o que Penn-Lewis diz agora:

“Mas a abertura do mundo espiritual, que acontece com o enchimento e a obra do Espírito, que agora ocupam a atenção do crente, representam apenas a oportunidade para que o arqui-enganador comece com suas artimanhas de uma nova forma.  Se o homem é ignorante a respeito das declarações nas Escrituras sobre a obra do Deus Triúno, "obedecer ao Espírito" é agora seu supremo propósito, e falsificar a direção do Espírito e o próprio Espírito é agora a estratégia do enganador pois ele tem de, de alguma forma, ter novamente poder sobre esse servo de Deus, a fim de torná-lo inútil no combate agressivo contra as forças das trevas, levá-lo de volta ao mundo ou, de alguma forma, colocá-lo à parte do serviço ativo a Deus.”

Ou seja: se formos batizados no Espírito Santo, contudo permanecemos ignorantes acerca das doutrinas da palavra de Deus, se não compreendermos a Trindade e o papel de cada Ser dentro dela, se não conhecermos as escrituras, podemos ser enganados por Satanás com muita facilidade

Como o mundo espiritual é delicado!

Que dizer daqueles que se declaram batizados com o Espírito Santo e preferem confiar tão somente na voz que lhes dizem qual seja a vontade de Deus, sem contudo se aplicarem diligentemente ao estudo da palavra de Deus.


Clique e comente este texto

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Clique para o Plano de salvação por pergunta

Clique para o Estudo para novo convertido - 01/10

Clique para o Estudo para batismo 01/10

Clique para o texto Ministração para libertação interior e perdão

Clique e de seu testemunho de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador pessoal