Diminuir a fonteAumentar a fonte 21/03/2011
Agindo com sabedoria no namoro
por Cezar Andrade Marques de Azevedo

www.cezar.azevedo.nom.br

A CONSULTA

Preciso saber de vocês o que seria correto neste caso que vivo no momento de minha vida, meu sogro me repreendeu por eu não respeitar sua filha quando abracei uma amiga minha na sua frente, geralmente abraço meus amigos em sinal de afeto por eles, claro que sempre um abraço moderado, mais aos olhos do meu sogro e tão somente dele eu não respeitei a filha dele sendo que a própria declara que isso não tem nada a ver, ele ameaçou-nos de acabar nosso namoro.

Creio eu que esse meu ato não tem nada de desrespeitoso, a minha família e a dela acha que estaqmos certo, mas o meu sogro é contra. Como devo agir nesse caso?

C.

A RESPOSTA

C.. Viemos hoje mundo dos direitos. Cada um de nós quer fazer prevalecer sua própria visão de mundo, o resultado são os conflitos intermináveis e desnecessários. Qual é a posição da palavra de Deus:

Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. (Mt 10.39)

Note o que o Senhor nos ensina: ganhar a vida é perder, perder a vida é ganhar. Basicamente o Senhor está a nos ensinar uma lição preciosa: nós nascemos pecadores por natureza e não há nada que podemos fazer para nos consertar, a solução é perder nossa vida natural e aceitar de bom grado a vida divina. A isso se chama novo nascimento. É quando você entrega sua vida a Jesus Cristo, reconhecendo que é pecador e que precisa do Salvador. Encontramos em Jo 1.29 que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e em Rm 10:8-10, descobrimos que aceitamos Jesus como o Cordeiro que deu Sua vida por nós em crendo na palavra de Deus e confessando com nossa boca.

Creio que você já tenha tomado esta decisão em Jesus Cristo, sendo um irmão na fé. Talvez o que você ainda não saiba é o que aconteceu quando você tomou esta decisão. O profeta Ezequiel nos ensina que ao aceitarmos a Cristo como Senhor sete coisas nos acontecem de imediato (Ez 36:25-28). Primeiro, Deus nos deu um novo coração, por isso podemos sentir a presença de Deus; Deus nos deu um novo espírito, por isso podemos adorar a Deus; Deus nos deu um coração de carne em lugar do coração de pedra, por isso podemos amar nosso semelhante; Deus nos deu o Seu Espírito Santo, por isso podemos ser ajudados em nossas fraquezas; Deus nos deu a palavra dEle escrita em nosso coração, por isso podemos ler a Bíblia e entender; Deus nos fez Seus filhos, com todos os direitos e deveres; Deus se tornou o nosso Deus, Senhor de todas as nossas circunstâncias.

Quero trazer foco ao coração de carne em lugar do de pedra. O coração de carne, por sua própria natureza é sensível ao outro. Faça uma prova com você mesmo, de um beliscão no seu braço e verá que sentirá dor no mesmo instante. Bem, por você ter este coração de carne, você agora tem toda condição de amar seu sogro, mais que isso, ouvir seu sogro. Se para seu sogro é escândalo abraçar uma moça que não seja a filha, faça exatamente o que ele pediu, pois você está motivado por três coisas:

  1. Você está dando ouvido a seu sogro, portanto conquistando o coração dele;
  2. Você está dobrando seu respeito para com sua namorada, livrando-se de toda aparência do mal. Para ela e para você pode ser absolutamente natural, mas há sempre alguém olhando e tirando deduções. Ademais, pode ser natural para você e para ela, mas talvez você possa se encontrar com uma amiga mal intencionada, nunca se sabe Portanto a prudência é a melhor atitude.
  3. Em mudando de atitude você fica menos suscetível a qualquer deslize, visto que vivemos em um mundo onde aflora os desejos sexuais.

Bem, mas há ainda mais um motivo para você adotar esta atitude. Leia atentamente o que nos ensina o apóstolo Paulo:

Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. Ora, o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais, e, se não comemos, nada nos falta. Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? E, pela tua ciência, perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. Pelo que, se o manjar escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize. (I Co 8.7-13)

Note o que Paulo nos ensina. Ele diz que há pessoas que tem consciência fraca, se escandaliza com tudo. Então ele nos diz que quando nos deparamos com situações como esta devemos agir pela consciência do outro, no caso, se ele se escandaliza com o comer manjar, melhor não comer. Sabe por que Paulo nos dá esta instrução? Por quenós somos livres em Cristo, podemos mudar de atitude sem problema algum, pois o amor é que nos move.

Assim, ao agir em conformidade com o entendimento do seu sogro, você não está julgando seu comportamento, mas reconhecendo a percepção de mundo dele e, como o que ele pede não lhe traz nenhuma implicação, por amor você pode agir em conformidade como ele pede. Talvez você me diga: mas se ele pedir outra coisa e outra coisa? Bem, não podemos ignorar a sabedoria dos mais velhos e cada situação pedira precisa ser considerada no contexto dela

Na paz do Senhor

Cezar

Clique e comente este texto

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Clique para o Plano de salvação por pergunta

Clique para o Estudo para novo convertido - 01/10

Clique para o Estudo para batismo 01/10

Clique para o texto Ministração para libertação interior e perdão

Clique e de seu testemunho de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador pessoal