Diminuir a fonteAumentar a fonte 04/01/2010
Aprendendo a andar em Espírito
por Cezar Andrade Marques de Azevedo

www.cezar.azevedo.nom.br

cezar: Boa noite.

ana laura: Boa noite, como vai?

cezar: Vou bem e você?

ana laura: Estava relendo o site. Cada vez aprendo mais.

cezar: Que bom.

ana laura: É um refrigério, depois de um dia cansativo de trabalho.

cezar: Que me diz da carta A seletividade do arrebatamento?

ana laura: Muito bom, até eu compreendi melhor. Hoje uma pessoa me fez uma afronta muito grande e, incrivelmente, não reagi. Ai o Augusto me disse como eu estava diferente, eu disse para ele que você me ensinou que Deus é a minha defesa, de modo que não devo me preocupar em me defender. Deus conhece a minha vida, já tomou a minha causa e estará sempre diante de mim. Agradeço muito a Deus pelos teus ensinamentos, pois você me disse: deleite-se em Deus e confie em sua defesa. Muito obrigada meu irmão por tudo.

cezar: Aleluia, louvado seja Deus! Tremendo este testemunho.

ana laura: Fiquei tranqüila só pensando nas tuas palavras e Deus agiu grandiosamente.

cezar: Louvado seja Deus. Dia a dia perceberá a diferença deste tipo de atitude, o impacto sobre quem está vendo é muito grande.

ana laura: Augusto ficou surpreso.

cezar: Imagino.

ana laura: Eu sempre reagi com a mesma atitude, mas cedo eu tinha lido o Salmo 20, ai me lembrei do verso 7 onde diz:

"alguns, confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, nosso Deus."

cezar: A irmã está vivendo o significado do que o Salmo 1, isto é, meditando, ruminando a palavra e fazendo ela se tornar carne. Por internalizar no seu viver, respondendo a vida por meio da palavra, você está dando sentido no significado de andar no Espírito.

ana laura: Acredito que vou conseguir um dia a andar no Espírito. Me ajude em oração, legal?

cezar: Você já está andando em Espírito. É assim que é o andar no Espírito; lembrou-se DA PALAVRA DE DEUS e agiu EM CONFORMIDADE COM A PALAVRA DE DEUS. Não tem segredo, é isso, ou seja, não agiu por seus pensamentos, mas pela palavra de Deus.

ana laura: Farei de tudo que estiver no meu alcance para viver a palavra, em nome de Jesus meu Senhor.

cezar: Amém. Mas a idéia é um pouco mais que isso, é deixar Deus fazer tudo que é necessário para você viver a palavra de Deus. A obra é Dele em você em nome de Jesus, não é fruto de seu esforço pessoal.

ana laura: É isso, Cezar, e Ele sempre quer, não é mesmo?

cezar: Sim, e como! Leia:

“a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente”. (Cl 1:27-29)

cezar: CRISTO EM NÓS, a essência da vida cristã.

ana laura: Cezar li no dicionário bíblico que a palavra no original no grego para infidelidade, é agir sem fé. Quando não confiamos em Deus, estamos em pecado, porque desconfiamos do seu caráter e duvidamos das suas promessas reveladas na Bíblia. É assim mesmo? Ou você tem outro pensamento a respeito?

cezar: Primeiro, vamos considerar o uso da expressão “estamos em pecado”. Se você notar Paulo nunca usa esta expressão. Ele fala deste modo: “os que estão na carne não podem agradar a Deus”. A gente deve sempre usar este termo quando se referir a nós mesmos. Devemos usar da expressão bíblica “carne”. Sabe por quê? E sabe qual a resposta para deixar de estar na carne?

ana laura: Não.

cezar: Para não andarmos na carne temos de ANDAR EM ESPÍRITO. Se você pensa em pecado, sabe qual a resposta para o pecado?

ana laura: Não.

cezar: Se tivermos cometido um pecado devemos CONFESSAR A DEUS. São duas coisas completamente distintas, Andar em Espírito é uma atitude perante a vida, estar em pecado é uma atitude perante um fato já feito.

ana laura: Como assim?

cezar: A gente deve evitar usar a expressão pecado porque andar significa viver, confessar presume o falar, assim para a carne a resposta é VIVER NO ESPÍRITO, para o pecado a resposta é CONFESSAR O PECADO. Percebe a diferença de dinâmica?

ana laura: Sim.

cezar: Veja como Paulo fala, mesmo usando pecado.

 “nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça”. (Rm 6:13)

cezar: Veja que ele diz: APRESENTE SEU CORPO NAO AO PECADO, MAS A DEUS, ele não fala em confissão, neste caso ele fala de uma mudança de atitude.

ana laura: Que tremendo.

cezar: Quanto ao pecado, veja como ele considera o pecado.

“Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus”.( Rm 6:11)

cezar: JÁ ESTAMOS MORTOS, para o pecado, assim, o pecado não nos diz mais respeito, pois ESTAMOS VIVOS PARA DEUS. Agora se não vivemos para Deus, veja que ele não diz – você está em pecado, antes usa outra terminologia:

“e os que estão na carne não podem agradar a Deus”. (Rm 8:8)

cezar: Note ele não diz: você está em pecado, ele diz: você está na carne. Em outra carta, de novo:

“Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? (I Co 3:2,3)

cezar: Novamente ele não diz: você está em pecado, ele diz, você ainda é carnal.

ana laura: Mas os desejos da carne não são pecados?

cezar: Não, são obras da carne, novamente.

cezar: Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado, portanto fomos salvos do pecado, o pecado não tem mais domínio em nós, mas temos um problema, que se chama EU, a raiz do pecado, tudo o que o EU provoca é carne, obra da carne. Entenda: o adultério para o ímpio é pecado que o conduz a morte, já o adultério para o crente é uma obra da carne que precisa ser mortificada. Parece ser a mesma coisa, mas tem uma diferença fundamental.

“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus”. (Gl 5:19-21)

cezar: Paulo não usa pecado para referir-se aos cristãos, mas carne. E para a carne só tem um remédio.

“Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne”. (Gl 5:16)

cezar: O que a irmã fez hoje foi andar no Espírito, não deu lugar a dissensão, não deu lugar para a obra da carne, antes apresentou seu corpo a Deus, por isso se calou em confiança em Deus, isso é andar em Espírito. Sempre haverá as duas opções, a irmã terá que escolher uma.

ana laura: Que maravilha ficar aqui lendo tudo isso e saber que tenho escolhas.

cezar: Sim, tem. E poder de Deus para escolher bem.

ana laura: Que Deus faça cumprir a vontade Dele na minha vida, pois hoje me senti muito leve.

cezar: Amém. A irmã colheu o FRUTO DO ESPÍRITO - MANSIDÃO, ao agir no Espírito.

ana laura: Que Deus possa estar sempre no comando nas minhas atitudes.

cezar: Veja porque o mundo não entende as coisas de Deus: a IRMÃ FOI HUMILHADA, mas como quem se humilha é exaltado, ao escolher a resposta do Espírito, a irmã deu lugar ao fruto do Espírito MANSIDÃO. Note como a irmã agiu:

“Ora, quem é o que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis”. (I Pd 3:13,14)

cezar: Não ficou com medo das ameaças, antes padeceu por amor a justiça, por isso sentiu-se leve.

ana laura: Por isso eu te digo sempre, depois que te conheci, a Bíblia tem sabor de mel pra mim.

cezar: Louvado seja Deus.

ana laura: Hoje já não leio por obrigação, mas porque tenho sede da palavra eu só espero não estar te incomodando com minhas dúvidas.

cezar: Não está não. É um prazer ensinar a palavra.

ana laura: O prazer é todo meu em aprender.

Contribuição na adaptação: Miriam Gonçalves Campanhã

Clique e comente este texto

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Clique para o Plano de salvação por pergunta

Clique para o Estudo para novo convertido - 01/10

Clique para o Estudo para batismo 01/10

Clique para o texto Ministração para libertação interior e perdão

Clique e de seu testemunho de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador pessoal