Diminuir a fonteAumentar a fonte 11/01/2010
Campo de treinamento
por Cezar Andrade Marques de Azevedo

www.cezar.azevedo.nom.br

sara: Ola.

cezar: Oi.

sara: Você não dorme, não é?

cezar: Não, durmo menos de seis horas/dia.

sara: Eu to sentindo um opressão tão forte que quase estou vomitando. Sem poder dormir, o Vernon foi comprar alguma coisa para comermos.

cezar: Sim.

sara: E eu estou irritadíssima, não com ele, acho que pode me ajudar, não é?

cezar: leia:

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hb 4:12)

sara: Li.

cezar: Notou no texto o que a palavra de Deus separa?

sara: Já me senti assim antes, mas está demais. Alma e espírito.

cezar: O que mais?

sara: Juntas e medulas.

cezar: Que mais?

sara: E é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

cezar: Note isso.

sara: O que?

cezar: O texto diz que somos mais que nossa mente e nosso corpo, ademais, em tudo precisamos de discernimento.

sara: Não entendi.

cezar: Para entender as razões ou os sentimentos que nos afetam, a palavra de Deus separa a alma do espírito. O espírito sempre está pronto para adorar a Deus, mas a alma nem sempre. A alma tende agir em desconformidade com o espírito, por isso a alma deve ser calada muitas vezes. Vou mostrar.

sara: A é... Não sabia.

cezar: Leia:

“Senhor, o meu coração não é soberbo, nem os meus olhos são altivos; não me ocupo de assuntos grandes e maravilhosos demais para mim. Pelo contrário, tenho feito acalmar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada sobre o seio de sua mãe, qual criança desmamada está a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre”.(Sl 131:1-3)

cezar: Observe a atitude do salmista. Ele diz: FIZ ACALMAR E SOSSEGAR A MINHA ALMA. Note como ele trata a sua alma. Ele agiu para com ela como se faz com uma criança desmamada. Percebe? Ele não deixou a alma dele agir do jeito que ela queria, antes ele disse: ALMA, FICA QUIETA. ALMA, VOCE ESTÁ ME INCOMODANDO E NÃO VAI ME TIRAR DA PRESENÇA DE DEUS. ALMA, EU NÃO VOU DAR OUVIDO A VOCÊ. Percebeu?

sara: O Vernon orou comigo, mas estou irritada demais. Sim, percebi.

cezar: Agora, note isso. A palavra de Deus separa JUNTAS da MEDULA. Sabe o que representa juntas?

sara: Mas as vezes não consigo controlar meus pensamentos, se bem que hoje foi um dia duro e até que consegui.

cezar: As juntas tem a função de prover mecanismo de sustentação do corpo humano por meio dos ossos, portanto as juntas se referem a TODO SEU SISTEMA ORGÂNICO.

sara: Ok.

cezar: Uma dor de cabeça já é motivo para tirar o cristão da posição de adorador e esta dor provem do sistema orgânico. A palavra de Deus identifica a origem desta dor e isola o seu efeito sobre o comportamento, não permitindo que esta dor comprometer sua atitude.

sara: Que bom.

cezar: É como se você dissesse: DOR DE CABEÇA, VOCÊ NÃO VAI ME TIRAR DA PRESENÇA DE DEUS.

sara: As náuseas estão aumentando.

cezar: Sabe qual parte do sistema orgânico mais afeta a mulher?

sara: Não.

cezar: Aqueles dias que se repetem todo mês.

sara: Sim.

cezar: Quando estes dias vêm chegando tira muito da vontade da mulher. Sabe o que estes dias representam?

sara: São dias difíceis. São dias que preciso estar mais intensamente na presença de Deus.

cezar: Sim, mas sabe o que representam?

sara: Não.

cezar: Estes dias são como um CAMPO DE TREINAMENTO.

sara: Ui, isso dói.

cezar: Olha, você está mal, mas é por causa daqueles dias, portanto, fica firme, você sabe a origem do que perturba seu emocional. Você não vai brigar com seu esposo, pois você está mal não por algo que ele tenha feito, mas por conta do sistema orgânico.

sara: Claro que não, nem se fosse.

cezar: Você não vai se irritar com seus afazeres domésticos, não é problema dele, mas do sistema orgânico, assim, você se recusa a deixar que seu organismo contamine tudo o mais e determine sua atitude.

sara: O que faço então?

cezar: Vou lhe dizer.

sara: Ok.

cezar: Faça do contrário, leia:

“agora disse: Eis-me aqui para fazer a tua vontade. Ele tira o primeiro, para estabelecer o segundo”.(Hb 10:9)

cezar: Ai está o texto que manda agirmos do contrário. Percebeu? É como você fosse uma atriz, você faz do contrário: quer ficar brava com seu esposo, de a ele um doce – faça do contrário, percebeu? Lembra da história que Jesus contou do rapaz que disse que não ia fazer o que seu pai pediu? Mas ele foi e fez do contrário, por isso agradou o pai, assim faça do contrário. Não quer sair? Saia. Não quer ir à igreja? Vá. Não quer comer? Coma. Faça tudo do contrário. A palavra de Deus, que é apta a perceber que suas juntas está trabalhando contra você e a neutraliza, manda você fazer do contrário, pois o obedecer é melhor que o sacrificar. Sabe o que representa MEDULA?

sara: Vai fundo.

cezar: TODO SISTEMA NERVOSO PASSA PELA MEDULA. Novamente: está nervosa, neutraliza, pois está escrito: IRAI-VOS, MAS NAO PEQUEIS. Faça do contrário – Quer gritar? Fale baixo. Quer jogar algo para extravasar a ira? Pegue com cuidado – faça do contrário. Se não aprender hoje, daqui 28 dias terá nova oportunidade para aprender, pois estes dias são como um CAMPO DE TREINAMENTO, por isso VEM DE NOVO lhe concedendo uma nova oportunidade.

sara: Gosto de estudo assim, você tem o mesmo estilo de ensino do meu primeiro pastor.

cezar: Assim, se não aprender hoje, DAQUI 28 DIAS TERÁ NOVA OPORTUNIDADE, portanto, faça do contrário e, se errar, terá novas oportunidade para aprender. O texto também enfatiza a necessidade de SEPARAR PENSAMENTOS DE INTENÇÕES. Quer dizer, os pensamentos confusos, que vem e vão, você não precisa se incomodar com eles, simplesmente não dê ouvido a eles. Está escrito:

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.(Jo 14:27)

sara: Ok, mais esse período já passou, mas continuo...

cezar: Observe o que o Senhor nos instruiu: NAO FIQUE ATEMORIZANDO SEU PENSAMENTO, domine-os. Se recuse a murmurar, louve; se recuse a reclamar, louve; se recuse a se amedrontar, seja agradecida em tudo.

“está escrito para isso, para ensinar você que estes dias são como névoa: vem e vão, MAS QUEM FAZ A VONTADE DE DEUS PERMANECE PARA SEMPRE”.(Hb 4:12)

cezar: Entendeu? Portanto, isto é uma atitude interior, se recuse a dar voz ao que vem de dentro de você. De voz ao que a palavra de Deus ensina você. LEMBRE-SE; PARA ISSO SERVE O CAMPO DE TREINAMENTO.

sara: Lembra como eu estava bem quando teclava com você a primeira vez? Depois daquele momento sai e comecei, a louvar, então começou a vir irritação, insônia com uma intensidade tão grande que depois de minha conversão é a segunda vez que tenho.

cezar: Sim, o apóstolo Paulo chama este tempo de DIA MAU, um dia em que o inimigo joga tudo para derrubar você.

sara: Terrível, não gosto de me sentir acuada.

cezar: Mas leia o antídoto:

“Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes”. (Ef 6:13)

cezar: O conselho de Paulo é que você deve RESISTIR e, DEPOIS DE RESISTIR, PERMANEÇA FIRME. É o que a Bíblia ensina. Nosso organismo pode conspirar contra nós, não tem problema; o inimigo pode conspirar contra nós, não tem problema, RESISTA. Lembra do estudo que eu passei ontem?

sara: Qual?

cezar: O estudo dizia que você deve adotar uma postura de fazer O CONTRÁRIO, assim não dê voz ao que está sentindo, faça do contrário.

sara: Sim, me lembro, do mapa...

cezar: Exato. Neste estudo diz que o dia mau é o dia da prova.

sara: Sim.

cezar: Que é para resistir, que é para agir do contrário. Esta é a hora você está com vontade de não falar, fale, de se zangar, não zangue, faça do contrário, de ficar sozinha? Fique junta. Não de voz, quanto mais você fizer isso mais enfraquecido ficará seu EU, quem quiser vir após mim NEGUE A SI MESMO esta é a hora de negar-se, de não dar ouvido. De SEGUIR A CRUZ DE CRISTO de mortificar sua carne, entendeu?

sara: Sim.

cezar: Estes dias é como um TEMPO DA PROVA, portanto FICA FIRME. Não de ouvido ao que está sentindo. APENAS CONFIE EM DEUS E PROSSIGA COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO. Sabe quando o filho te perturba e você nem olha pra ele, assim ele se aquieta?

sara: É o que eu mais quero.

cezar: Faz o mesmo, você pode, é só exercitar, veja:

“nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça”.(Rm 6:13)

cezar: Você pode optar, portanto APRESENTE SEU CORPO A DEUS e não se deixar levar pelo pecado, pela carne, pelo diabo. Se deixar levar por Deus é uma atitude que você tem de tomar, depende de você, não de Deus. Depende de sua disposição interior, leia:

“Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus”. (Rm 8:6-8)

sara: Eu sei.

cezar: Note o termo INCLINAÇÃO, você se inclina a fazer algo, assim tende a cair do lado que se inclinou. Você se inclina para obedecer a Deus e não dá voz ao que sente no corpo, entendeu? É como se fosse uma atriz, finge ser feliz, quando sente triste, finge ser vitoriosa, quando se sente derrotada. Mas na verdade você não está fingindo, VOCÊ É BEM AVENTURADA, PORTANTO JÁ É FELIZ POR TODA A ETERNIDADE, VOCÊ É MAIS QUE VENCEDORA, PORTANTO VITORIOSA.

sara: Somos.

cezar: Assim você adota a postura do Espírito, não da carne e se a carne diz que é infeliz, você não acredita, não dá conversa, não dá ouvido. Quanto mais prática disso você fizer, mais fácil vai ficar, entendeu?

sara: Sim.

cezar: Portanto TENDE BOM ÂNIMO, JESUS VENCEU O MUNDO. E A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO É NOSSA FÉ. Assim O JUSTO VIVERÁ DA FÉ, viva deste modo e não de ouvido ao que sente, antes ignore.

“Senhor, o meu coração não é soberbo, nem os meus olhos são altivos; não me ocupo de assuntos grandes e maravilhosos demais para mim. Pelo contrário, tenho feito acalmar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada sobre o seio de sua mãe, qual criança desmamada está a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre”.(Sl 131:1-3)

cezar: Acalme sua alma, faça sua alma sossegar, desmame sua alma, não de conversa a ela. ESPERA EM DEUS.

sara: Amém.

Contribuição na adaptação: Miriam Gonçalves Campanhã

Clique e comente este texto

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23)

Clique para o Plano de salvação por pergunta

Clique para o Estudo para novo convertido - 01/10

Clique para o Estudo para batismo 01/10

Clique para o texto Ministração para libertação interior e perdão

Clique e de seu testemunho de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador pessoal