Diminuir a fonteAumentar a fonte 31/08/2006
00 - Aprendi a cozinhar com Abraão
por Cezar Andrade Marques de Azevedo

Eu aprendi a cozinhar com Abraão. Explico.

Eu estava num culto, na igreja Batista, em Dourados, em 1997. O pastor pregou acerca da visita dos anjos a Abraão e disse que Abraão deixou os anjos debaixo de uma árvore, descansando, pediu para Sara fazer pão e foi preparar o bezerro para eles.

“e disse:

Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. Eia, traga-se um pouco d'água, e lavai os pés e recostai-vos debaixo da árvore; e trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, e depois passareis adiante; porquanto por isso chegastes ate o vosso servo.

Responderam-lhe:

Faze assim como disseste.

Abraão, pois, apressou-se em ir ter com Sara na tenda, e disse-lhe:

Amassa depressa três medidas de flor de farinha e faze bolos.

Em seguida correu ao gado, apanhou um bezerro tenro e bom e deu-o ao criado, que se apressou em prepará-lo.

Então tomou queijo fresco, e leite, e o bezerro que mandara preparar, e pôs tudo diante deles, ficando em pé ao lado deles debaixo da árvore, enquanto comiam.” (Gn 18:3-8)

Ainda que, pelo texto, se possa deduzir que um criado assou o bezerro, o fato é que Abraão cuidou da parte mais difícil, ficando sua esposa encarregada apenas de fazer o bolo. Eu disse para mim, pois até aquela época jamais tinha cozinhado, se Abraão cozinhou, também posso. E orei: Senhor: ensina-me a cozinhar. O Senhor respondeu a oração em 2002, quando aprendi a cozinhar.

Antes disso morei um ano e meio sozinho em Curitiba para cursar o mestrado. No pensionato onde fiquei eu tinha amplo acesso a cozinha e, para minha vergonha, não sabia fazer nem miojo. Em 2002, vim para Campo Novo do Parecis. Como minha esposa só poderia mudar-se alguns meses depois, ela montou uma cozinha e deixou todas as instruções de como eu poderia proceder para fazer as refeições. Naqueles dias meus filhos ficaram comigo, esperando minha esposa encerrar o período escolar na faculdade onde ela lecionava.

Hoje cozinhamos os dois, ora ela, ora eu, dependendo de quem chega primeiro em casa. Quero passar a você minha receita preferida: “BIFE AO MOLHO MADEIRA”, que aprendi aqui, em Campo Novo do Parecis, com a esposa do ex-prefeito, a Silvia.

INGREDIENTES:

Um kg de fileg mignon;
Um pacote de sopa de cebola;
Um tomate;
Uma cebola;
Um caldo de carne;
Uma garrafa de cerveja preta.

MODO DE FAZER:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Tome metade do conteúdo e coloque numa panela para ferver com o fileg mignon picado em pedaços. Quando ferver coloque a outra metade. Fervido novamente, está pronto. Não é preciso colocar sal na carne.

Este prato é uma delicia e bastante prático, principalmente quando chega visitas. Pode ser acompanhado com purê de batata e arroz.

Pode comentar